Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O Mundo da Inês

Neste blog vou falar e expressar as minhas opiniões sobre vários assuntos. Espero que visitem o meu mundo!

O Mundo da Inês

Neste blog vou falar e expressar as minhas opiniões sobre vários assuntos. Espero que visitem o meu mundo!

Assinala-se hoje o Dia Mundial da Esclerose Múltipla

publicado por O Mundo da Inês, 27.05.15

 

Acreditam que mais de 5 mil portugueses sofrem desta doença?

As pessoas mais afectadas são adultos entre os 20 e os 40 anos, principalmente mulheres. E é mais frequente manifestar-se em habitantes de países de clima quente.

Esta doença é crónica, e causa problemas na visão, locomoção e equilíbrio, provocando sintomas como fadiga, perda de força muscular nos braços e nas pernas, inflamação do nervo óptico, alterações urinárias e intestinais e alterações de humor, entre outros.

É a principal causa de incapacidade jovem, a seguir aos acidentes. O que a provoca, pode ser uma mistura de factores hereditários e ambientais. Não tem cura, é de difícil diagnóstico, e muito pouco divulgada em Portugal.

Os medicamentos que existem servem só para controlar a doença.

Para alertar e informar as pessoas para esta doença, e também para homenagear aqueles que são afectados por ela , assinala-se hoje o Dia Mundial da Esclerose Múltipla, com vários movimentos, iniciativas e campanhas! 

Por exemplo, podem ser partilhadas em www.worldmsday.org/pt-pt/ mensagens (com a hashtag #strongerthanMS) de homenagem a pessoas ou organizações que tenham ajudado, de alguma maneira, os doentes, no seu dia-a-dia. Essas mensagens serão publicadas no site do Dia Mundial da Esclerose Múltipla.

Na Praça do Comércio, hoje à tarde, vão estar membros da Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla a entregar folhetos com informação sobre a doença, e vários artistas da Ritmos Urbanos irão animar a tarde com aulas de dança e interacção com as pessoas que por lá passarem.

 

Imagem SPEM

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.