Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O Mundo da Inês

Neste blog vou falar e expressar as minhas opiniões sobre vários assuntos. Espero que visitem o meu mundo!

O Mundo da Inês

Neste blog vou falar e expressar as minhas opiniões sobre vários assuntos. Espero que visitem o meu mundo!

A saúde é mais importante que estar na moda!

publicado por O Mundo da Inês, 24.06.15

 

O Sapo publicou ontem um artigo em que chamava a atenção das pessoas para alguns erros que podem cometer, para andarem na moda, mas que podem prejudicar a saúde. Aqui ficam algumas dicas:

 

O calçado

Saltos altos ou rasos? O ideal é o meio termo.

Sapatos rasos, botas, sabrinas e sandálias totalmente rasas, não oferecem o amortecimento ou apoio necessário para o pé, podendo provocar dores no calcanhar, tendinite e fascite plantar (inflamação de um tendão que liga o osso do calcanhar aos dedos).

Por outro lado, o calçado com saltos muito altos obriga a concentrar todo o peso do nosso corpo nos dedos, o que provoca problemas nos pés, pernas e coluna, assim como calos e joanetes, dores nos joelhos, ancas e costas. E, se for usado diariamente, pode alterar o próprio formato dos músculos das pernas, impedindo por vezes a boa circulação do sangue. 

 

Já aquelas botas que agora se vêem muito no inverno, que parecem tão confortáveis e quentinhas, cheias de pelo, também podem prejudicar os pés, porque não os deixa respirar. E pode originar o aparecimento de fungos. 

 

O vestuário

Devemos evitar roupa muito justa, seja interior (como cintas e lingerie) ou exterior (calças) e acessórios (cintos).

Após as refeições, o estômago dilata por causa da produção de ácidos gástricos. A roupa apertada vai fazer pressão sobre o estômago, e essas substâncias retornam para o esófago, dificultando a digestão e provocando azia e refluxo.

O uso diário de roupas apertadas, principalmente calças jeans ou meias, prejudica a circulação sanguínea e podem surgir derrames e varizes nas pernas

As calças e cintos apertados podem também prejudicar a respiração.

Roupa interior apertada e de materiais inapropriados pode dar origem ao surgimento de fungos e bactérias que podem causar corrimentos e doenças como candidíase. Se for em renda, podem causar prurido, queimaduras e irritação.

 

Como aconteceu recentemente a uma mulher australiana, o uso de calças demasiado justas, principalmente quando estamos constantemente em movimento, pode causar problemas como compressão dos nervos das pernas, dores, diminuição ou perda de sensibilidade, queimaduras e outros. Se gosta de calças justas, opte por usar calças elásticas, que são mais flexíveis e permitem melhores movimentos.

 

Os acessórios

 

Não é o tamanho da mala que é o problema. Mas sabemos que, quanto maior for, maior a tend~encia para lhe colocarmos mais coisas dentro. E é esse que é o problema - o peso!

Peso a mais na sua mala de ombro pode provocar problemas no pescoço, costas e ombros. À minha mãe aconteceu algo parecido. Além da mala que já é pesada, ainda levava mais uns sacos. No outro dia, acordou cheia de dores e sem conseguir mexer o pescoço.

Se for usada constantemente com esse peso, acaba por mudar a posição do corpo e alterar a postura ao longo do tempo, prejudicando as costas e a coluna.

 

 

Brincos grandes e pesados devem ser evitados porque, se forem usados diariamente, esticam e desgastam a perfuração do lóbulo. Além disso, ás vezes acontece os brincos prenderem na roupa ou até no próprio cabelo e, sem darmos conta, ou a tentarmos desembaraçar, pudemos puxar com força e rasgar o lóbulo.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.